Câncer de mama: Mastectomia e Reconstrução Mamária

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil é o 2º tipo mais comum, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Existem vários tipos de câncer de mama e a maioria tem bom prognóstico.

O tratamento do câncer mamário pode ser: mastectomias, cirurgias conservadora, reconstrução mamária, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. O tratamento adequado será indicado pelo médico.

Nos casos em que a paciente é submetida a mastectomia, a reconstrução mamária é um direito da paciente, seja pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja pelo convênio médico.

Havendo indicação médica, a retirada e reconstrução da mama devem ser feitas, preferencialmente, na mesma cirurgia.

A lei nº 12.732 de 2012 garante ao usuário do SUS o direito de iniciar o tratamento no prazo máximo de até 60 dias a partir da data em que for confirmado o diagnóstico.

Em caso de negativa de cobertura do procedimento pelo convênio médico ou demora em realizar o procedimento pelo SUS, procure um advogado especialista em direito da saúde.

Este artigo não substitui consulta jurídica.

Siga-nos no instagram: @piluladedireitomedico

Advocacia

Advocacia Especializada em Direito Médico, Odontológico, Hospitalar, e Saúde.

Fale com a gente

Créditos: <div>Icons made by <a href="https://www.freepik.com/" title="Freepik">Freepik</a> from <a href="https://br.flaticon.com/" title="Flaticon">www.flaticon.com</a> is licensed by <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" title="Creative Commons BY 3.0" target="_blank">CC 3.0 BY</a></div>
<div>Icons made by <a href="https://www.freepik.com/" title="Freepik">Freepik</a> from <a href="https://br.flaticon.com/" title="Flaticon">www.flaticon.com</a> is licensed by <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" title="Creative Commons BY 3.0" target="_blank">CC 3.0 BY</a></div>

× Fale conosco pelo Whatsap